segunda-feira, julho 06, 2015

O que causa a depressão ?


A depressão afeta milhões de pessoas por todo o mundo. As suas causas podem ser várias, podendo
mesmo surgir sem causa óbvia.

Situações de vida

Existem situações de vida indesejadas e mesmo traumáticas que albergam grande potencial para despoletar uma depressão pela primeira vez na vida de alguém. São exemplos destas situações a perda de emprego, um divórcio ou um episódio de violência física ou sexual.

Perda

As perdas são muito frequentemente vivências ligadas ao sofrimento depressivo. A morte de um ente querido, uma mudança de vida significativa (mudança de casa ou de emprego), ou simplesmente a mudança entre fases de vida são situações que podem despoletar uma reação depressiva.

Não se trata somente da qualidade negativa da situação em causa, mas da forma como lidamos com ela. Se os sentimentos evocados não são expressos e explorados no momento, podem acabar por servir como propulsores de uma depressão.

Zanga

Algumas pessoas chamam a depressão de "zanga congelada". Por vezes acontecem situações difíceis no passado, com as quais não conseguimos lidar sozinhos e que nos deixam zangados e desamparados. Em algumas dessas situações não conseguimos expressar os nossos sentimentos, quer porque eramos crianças ou porque esses sentimentos não eram entendidos ou aceites pelos demais. A zanga torna-se então internalizada e passa a expressar-se pela via da depressão.

Experiências de infância

Situações traumáticas durante a infância, abusos físicos ou sexuais tendem a gerar problemas na capacidade do adulto em lidar com as dificuldades mais tarde na vida. A falta de cuidadores capazes de ajudar a criança a transformar a ansiedade em coisas positivas resulta em problemas idênticos mais tarde na vida.
Problemas físicos

Alguns problemas físicos podem resultar em depressão. São eles os problemas que afetam o cérebro e o sistema nervoso; problemas hormonais, nomeadamente de tiroide e paratiroide; sintomas relacionais com o ciclo menstrual ou menopausa; baixo nível de açúcar no sangue; problemas de sono.

Efeitos secundários da medicação

A depressão é um efeito secundário de muitos medicamentos diferentes; se sente que está a deprimir, então é importante perceber se a depressão se encontra listada como possível efeito secundário de determinado medicamento. Da mesma forma, se subitamente se sente deprimido por nenhuma razão aparente, então é importante que possa considerar se comeu ou bebeu algo novo, e se esse pode ser o motivo da alteração de humor.

Drogas e álcool

O álcool é um agente ansiolítico, que resulta num abaixamento da ansiedade ligada por vezes à inibição. Isto significa também que o álcool agrava a depressão, pois o seu efeito é de tranquilização e não de estimulação. Algumas drogas de rua estão associadas com a depressão, sobretudo se consumidas repetidamente.

Genética

Apesar de não existir nenhum gene identificado enquanto diretamente ligado à depressão, a doença é aparentemente, e até certo ponto, um mal de família. Alguns de nós somos também mais propensos à depressão que outros. Por detrás desta realidade estará não só a herança genética, mas também os comportamentos e formas de agir aprendidas através do convívio com os nossos familiares.

Alterações químicas do cérebro

Uma vez que os antidepressivos funcionam pela modificação da química cerebral, muitas pessoas assumem que a depressão é causada por mudanças químicas no cérebro que são à posteriori "corrigidas" pelas drogas. Alguns médicos podem referir-se a um "desequilíbrio químico" que necessita ser corrigido. As evidências de alterações químicas do cérebro são muito poucas para além dos efeitos da medicação, pelo que fica incerto se essas alterações são o resultado ou a causa da depressão.


Sem comentários: