segunda-feira, março 16, 2015

Videos de sessões de psicoterapia

Estes são dois vídeos que ilustram a estruturação e funcionamento diferente da psicoterapia consoante diferentes modelos teórico-práticos. Tratam-se de psicoterapias breves empiricamente validadas.

São ilustrações relativamente fiéis ao trabalho clínico na psicoterapia sobretudo no contexto específico das perturbações borderline (ou limite) de personalidade. As psicopatologias borderline são marcadas sobretudo por relacionamentos instáveis caracterizados pela grande necessidade de disponibilidade das outras pessoas (nomeadamente dos companheiros ou companheiros) e uma enorme reatividade às separações ou à indisponibilidade destas figuras que servem funções externas de apoio e organização interna da própria pessoa. São relações marcadas por amor e ódio, ainda que esse ódio por vezes possa ser canalizado para outras relações e pessoas de modo a proteger a relação principal de apoio.

Outras marcas das perturbações borderline de personalidade são os sentimentos profundos de desespero e desamparo quando fora das relações ou quando a figura principal está indisponível ou ausente. Também são característica destas perturbações a pouca tolerância à frustração, sérios problemas na integração da imagem de si e dos outros, problemas na regulação das emoções e dos impulsos e falha da capacidade reflexiva. As dinâmicas relacionais são muito marcadas pelo "nem contigo, nem sem ti" e a sensibilidade ao abandono é invulgarmente elevada. As passagens ao ato constantes, auto-destrutividade e tentativas de suicído são também frequentes nos casos mais graves.

As sessões seguintes decorrem em auditório, sendo conduzidas pelos terapêutas mais influentes nas diversas modalidades psicoterapeuticas que praticam. No lugar do paciente está uma atriz que encena fielmente o papel de uma paciente que sofre de uma perturbação de personalidade borderline.

TFP (Transference Focused Psychotherapy)
Uma adaptação a partir da psicoterapia psicanalítica, com foco no trabalho sobre a transferência (atribuição aos outros de representações internas do "Eu" e do "Outro" e o desenrolar com esses outros de determinadas dinâmicas relacionais "internalizadas" ligadas a essas representações ou representações parciais)


MBT (Mentalization Based Therapy)
Uma adaptação a partir da psicoterapia psicanalítica com base na investigação do desenvolvimento psicológico, perspetivas evolutivas, neurociências e psicologia cognitiva.


Sem comentários: