quarta-feira, janeiro 29, 2014

A Psicanálise é apenas uma das inúmeras riscas na pelagem do Tigre

Bion desenvolveu e concebeu uma visão muito particular da psicanálise. De uma forma ainda mais radical do que outros psicanalistas, a meu ver, Bion construiu aquilo a que eu designaria por uma nova psicanálise. Com rigor não se pode afirmar de forma categórica que a Psicanálise de Bion e a Psicanálise de Freud sejam uma e a mesma coisa. Bion apoiou-se, como todos sabemos, imenso em Freud, mas, a certa altura aquilo que saiu da pena de Bion ganhou vida própria, estou convencida que isso aconteceu até contra a sua própria vontade, mas aconteceu. 

psicanálise desenvolvida por Bion deixou de se poder identificar totalmente com a psicanálise Freudiana. Na minha opinião passou a ser uma outra psicanálise, ainda hoje difícil de diferenciar e definir. As ideais inovadoras de Bion e as suas repercussões ainda são difíceis de medir e avaliar.


O aparelho mental que Bion e Freud nos apresentam não é o mesmo. As regras e as leis que o gerem também não são exactamente as mesmas. Bion cria um outro mundo. Uma outra realidade. Uma perspectiva única e inovadora sobre a realidade psíquica.

Acompanhe o Salpicos e a nossa pagina do facebook e descubra com os meus posts esta nova psicanálise.


Sem comentários: