segunda-feira, outubro 21, 2013

Podia ser Psicanalista... Krishnamurti

Neste vídeo o Indiano Krishnamurti - que já referi e apresentei noutros posts - faz uma palestra sobre a forma como o cérebro pode transformar-se a si próprio.

Este pensador adotado em criança pela Dra. Annie Besant (à epoca presidente da Sociedade Teosofica) foi formado para ser o líder desta sociedade. Em adulto recusa este papel e torna-se um dos pensadores independentes mais interessantes da atualidade. 

Os seus pensamentos e ideias apesar de estarem naturalmente revestidas de uma linguagem próxima das filosofias orientais aproxima-se de uma forma surpreende de muitas das ideias da Psicanálise moderna, nomeadamente, os desenvolvimentos de Wilfred Bion.

É um video longo. Imagino que nem todos os leitores do Salpicos tenham paciência para o ver na totalidade, mas quem tiver o tempo, a paciência e a persistência será compensado com ideias muito interessantes e até transformadoras.

O inglês falado de Krishnamurti é muito claro e fácil de seguir, mas o vídeo está legendado em português o que torna ainda mais fácil o visionamento do vídeo.

Sem comentários: