quarta-feira, maio 15, 2013

DIA da FAMÍLIA


Hoje comemora-se o dia internacional das famílias. Este conceito tão abrangente faz referência a uma panóplia de sentimentos; viver na família é o mais poderoso antídoto contra as perturbações emocionais. É no seio desta que se adquirem interesses, vontades, segurança, amor, carinho. Podemos já não ter, e como referiu Daniel Sampaio, duas gerações à volta da lareira, mas certamente teremos um grupo de pessoas atentos, envolvidos emocionalmente e capazes de responder às necessidades dos outros.

Mas nem sempre é fácil uma vivência salutar em família, se por um lado é aqui que adquirimos segurança, bem-estar e autonomia, por outro, e quando as famílias não estão bem organizadas, ou nelas reside medo constante, insegurança permanente e culpabilidade dilacerante, vemos que os alicerces sucumbem ao mais pequeno sopro de vento.

É então importante podermos ouvir os nossos medos, anseios, incapacidades e adequá-los para que estes surjam como momentos de reflexão e progressão e não como momentos de incapacitação e frustração, impedindo a livre circulação dos afetos mais importantes.

Num mundo que cada vez mais está apressado, interessa recordar que não só importa o tempo que se passa com os nossos, mas também a qualidade desse tempo.

Amor de mãe, amor de pai, de avó, de avô, de tios, primos… são dos afetos mais puros e grandiosos que existem. Quem nunca chorou de emoção, ou referiu que nunca tinha sentido um amor deste tamanho? É isto que vale recordar e é isso certamente que as crianças irão reter.

Sem comentários: