segunda-feira, fevereiro 18, 2013

FILICÍDIO (II): FATORES DE RISCO


Como pode uma mãe ou um pai matar o próprio filho? É a que estão que nos surge sempre que é noticiado este crime. Como já foi referido no post anterior sobre o tema, existe sempre um elevado grau de psicopatologia associado e, como tal, encontram-se alguns fatores de risco.

O 1º ano de vida da criança parece ser o mais vulnerável à ocorrência do filicídio. Por um lado, a gravidez e o parto provocam alterações hormonais significativas, que estão na base de perturbações do humor nas primeiras semanas. Em algumas mulheres, esta perturbação prolonga-se, instalando-se um quadro de depressão pós-parto, com ideação suicida e pensamentos recorrentes de morte, tristeza intensa, ansiedade e desespero, que colocam mãe e filho em risco. A progesterona parece desempenhar um papel central nestas alterações. Para além das questões biológicas, o cansaço, o receio de falhar e todas as dificuldades habituais inerentes ao nascimento de um filho, podem tornar-se avassaladores, sobretudo em mulheres com fragilidades emocionais ou perturbação da personalidade já anteriores ao parto, aumentando o risco. Neste primeiro ano, não é só na mãe que aumenta a vulnerabilidade destes fatores. Também o pai, que muitas vezes se sente excluído ou preterido, pode encarar o bebé como um obstáculo ou um rival, aumentando também o risco se houver perturbação da saúde mental.

O filicídio parece ser mais frequente na mulher. Na maior parte dos casos, existe história de depressão grave, sendo os anti-depressivos outro fator de risco associado. Os anti-depressivos atuam numa primeira fase ao nível da ação e do comportamento, e só depois têm efeito ao nível do humor. Este aspeto parece aumentar, em larga escala, a possibilidade de passagem ao ato quando existe ideação suicida ou homicida, o que exige avaliação e vigilância rigorosas. Outro quadro frequente, na maior parte das vezes só diagnosticado mais tarde, é a perturbação de personalidade border-line, em que existe uma marcada dificuldade no controlo dos impulsos, bem como uma forte instabilidade nas relações, caracterizada pela passagem brusca da admiração à raiva (não só nas relações familiares, amorosas, sociais e profissionais, mas também com os filhos)

Este crime acontece com mais frequência em famílias com maiores dificuldades sócio-económicas, maior destruturação familiar e menor acesso a tratamentos. A violência doméstica está também frequentemente associada a estes casos. O suporte social e familiar, bem como um adequado seguimento médico e psicológico são, portanto, fatores protetores.

A personalidade e a capacidade de resiliência são desenvolvidas ao longo da vida, com base nas relações e vivências que a pessoa vai experienciando desde que nasce. Quanto mais frágeis forem os recursos emocionais, maior a probabilidade de consequências mais graves na relação consigo próprio e com os outros.

Apesar do juízo social, o filicídio tem na sua base um sofrimento insuportável, em que existe uma incapacidade do progenitor se distanciar da sua angústia para se focar na criança. A psicóloga forense Paula Bruce refere que para estas mães (ou pais) “livrar-se dos filhos é apenas livrar-se da sua própria dor, sem pensar na criança como alguém separado de si.”   

Sem comentários: