terça-feira, agosto 14, 2012

CONDUZIR E ESCREVER SMS: (IN)CAPACIDADE MULTITASKING?


Muito se fala sobre os riscos de falar ao telemóvel e, sobretudo, de ler/escrever mensagens enquanto se conduz. Mas grande parte das pessoas insiste em desafiar a capacidade do cérebro para gerir diferentes tarefas em simultâneo.

Segundo os investigadores, o “multitasking” é facilitado se houver dois estímulos diferentes, como ver e ouvir, em detrimento de estímulos do mesmo tipo, principalmente visual.

Conforme pode ler-se no artigo que sugerimos, um estudo evidenciou o declínio do desempenho dos sujeitos perante duas tarefas visuais: concentrar-se nas imagens do computador enquanto escreviam mensagens, havendo uma sobrecarga visual. O desempenho piorou também na tarefa em que falavam ao telefone enquanto observavam as imagens (dois estímulos diferentes: auditivo/sonoro), mas não tanto como na situação em que se deparavam com duas tarefas visuais.

O mais preocupante é que, em ambas as situações, os sujeitos consideraram ter tido um bom desempenho, apesar do declínio de 50% e 30% nas duas tarefas, revelando uma perceção distorcida do desempenho real.

Vale a pena ler e refletir sobre a tendência humana (e cada vez mais atual) de desafiar os próprios limites e de satisfazer as necessidades e os desejos de uma forma imediata.

Como ouvia há uns anos num programa de rádio “Mais vale perder um minuto na vida, do que a vida num minuto”.


Até Setembro!

Sem comentários: