sábado, julho 21, 2012

Poder Vs. Responsabilidade


Cada vez menos mas, ainda assim, demasiado, poder e responsabilidade são dois conceitos frequentemente confundidos nas nossas sociedades. A igualdade e o respeito pelos mais desfavorecidos e desprotegidos tem vindo a ser reivindicada pela crescente "humanização" da civilização (ex. da emancipação das mulheres ou da invenção dos direitos da criança há 3 décadas). 

No entanto, da educação à política não é raro assistir a uma postura coerciva e arrogante por parte de quem "está no poder", de quem é "detentor do poder". Como se o estatuto ou a responsabilidade tivesse como contrapartida (ou legitimasse) a minimização do outro, fomentando a sua submissão. Esta atitude mais autoritarista é comummente observada, por ex., nos pais em relação aos filhos ou nos patrões em relação aos seus empregados. "Eu protejo-te e dou-te coisas, logo és meu, pertences-me e deves-me obediência". 

É a compra (da liberdade e dignidade) do outro pela exploração e abuso do poder estatutário. A verdadeira responsabilidade, aquela que não se deixa confundir com poder autoritarista, envolve uma intenção altruista, cuidadora e protecionista: altruista porque não cobra nem abusa os outros pela sua posição privilegiada; cuidadora e protecionista porque zela pela segurança e assume os problemas (mas também as soluções!) que forem precisas para o bem de todos.

Sem comentários: