quarta-feira, fevereiro 29, 2012

A ilusão de Maya


E porque a vida é feita de verdade e de ilusão, há quem há muito tenha reflectido sobre a sua natureza... Aqui fica um texto a este propósito proveniente da sabedoria oriental:


O tipo de compreensão expressa pelo conhecimento do espelho é uma forma de visão mística muito particular dos indianos. Ela é encontrada de maneira muito intensa na doutrina hindu de “maya”, que é o poder criativo e mágico da ilusão.

Algumas vezes as pessoas consideram o conceito de “maya” niilista, porque supõem que ele signifique que tudo é totalmente irreal e, portanto, sem valor. Mas a natureza essencial de uma ilusão é que ela, na verdade, aparenta ser totalmente real; tem de ser convincente ou não poderá ser chamada de ilusão.

No budismo, isso é conhecido como verdade relativa ou convencional. Enquanto permanecermos sob seu poder, devemos respeitar seu nível de realidade e obedecer às suas leis, ou faremos mal a nós mesmos e aos outros. É somente à luz de uma compreensão mais elevada e mais abrangente que finalmente a reconheceremos pelo que ela é.

Então, sabendo que ela não é real em última instância, podemos tomar parte nela sem que sejamos tomados por ela. Podendo ser plenamente desfrutada como a expressão espontânea de uma realidade maior. Aquela aparência vívida da peça da ilusão é o que percebemos com o conhecimento do espelho (http://samsara.blog.br/2007/06/iluso-de-maya/).


Sem comentários: