sexta-feira, maio 21, 2010

VIVER OUTRAS VIDAS


Qual de nós não terá já pensado que gostaria de viver outra vida? Ser uma pessoa diferente, viver noutro país, noutra época, ter outra imagem, outra história, outra vida passada?
Para a maior parte de nós, são apenas fantasias. É verdade que a profissão de psicólogo, psicoterapeuta ou psicanalista faz-nos ter de viver outras vidas, por interposta pessoa. A empatia obriga-nos a pôr-nos na pele da outra pessoa, quase viver por ela algumas coisas. É normal, e talvez mesmo desejável.
Mas há outra forma de viver outras vidas e outras experiências, e essa é até mais antiga: as leituras.
Os livros permitem-nos aceder a inúmeras experiências que o nosso curto (por definição) horizonte temporal nunca permitirá. Muitas e variadas personagens, muitas histórias, muitas aventuras, muitas descobertas. Nem que vivêssemos duzentos anos alguma vez poderíamos ter acesso a essas vivências que os livros que outros escreveram nos permitem.
Com todos esses autores podemos viver tudo aquilo que gostaríamos - ou não, porque também há livros tristes. Mas esses também são importantes, e ajudam-nos a relativizar as nossa experiências.
É tão importante criar hábitos de leitura nas crianças. Experimentem ler-lhes todos dias à noite umas páginas. Verão que eles no dia seguinte querem saber a continuação e com o tempo serão esses próprios a querer ler. E leiam, ou contem-lhes, muitos contos de fadas, muitos. O marvilhoso, que também inclui o assustador, alimenta o imaginário. Não se deixem ir atrás do (estupidamente) politicamente correcto e não tentem proteger os meninos dos sustos e das emoções. É bom que se vão treinando.

3 comentários:

commonsense disse...

Deviam pintar isto nas paredes e obrigar as mãezinhas a decorar.

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Viver outras vida é como viver no passado, pode ser perigoso.
As Leis Universais declaram que precisamos viver o hoje, o aqui e agora, caso contrario estaremos sempre vivendo uma constante ilusão. Amei de verdade seu blog, fantástico. Parabéns, abraços. Heudes.

Ana Almeida disse...

Olá Clara,

Não podia estar mais de acordo. Adoro ler! E tenho imensa pena de não conseguir arranjar tempo para ler todas as historias, todos os romances que gostaria... Adoro ficar sentada numa cadeira confortável, com boa luz (de preferência natural) e um bom livro nas minhas mãos... Há poucas coisas que me dão tanto prazer e que me fazem ter o sentimento de tempo bem aproveitado.
Beijinhos