terça-feira, fevereiro 23, 2010

CONGO: O MATADOURO

Há regiões do mundo que parecem, misteriosamente,  não atrair as atenções dos media. Como se estivessem por detrás de uma pesada cortina de silêncio, enquanto pela calada se vão cometendo as maiores, quase indizíveis, atrocidades.
Nicholas Kristoff, que escreve para o New York Times e para o i, é uma excepção. Os relatos que ele nos faz sobre o Congo são horríveis: milícias que cortam carne das vítimas  ainda vivas e as obriga, a comê-la. Meninas repetidamente violadas ao longo de meses, anos, por bandos de homens, cujos orgãos internos ficam completamente destruídos. Pessoas esventradas diante da família. E fico-me por aqui.
Esta guerra no Congo já ceifou, em 10 anos, quase sete milhões de vida.
Causas: são muitas e complexas, mas passam certamente pela posse do  minério, pelos ódios étnicos, pelas questões nos países vizinhos, como é o caso do Ruanda, que de algum modo também exportou esta guerra.
De que mais será capaz o homem? Lemos e pasmamos perante tais níveis de  crueldade.
Que fazer?

4 comentários:

Exahmia disse...

Isso é horrível. Não sabia disso. Bom o Congo foi um dos maiores exportadores de petróleo se um dia voltar a ser com certeza estará na mira dos EUA e aí voltará as luzes da ribalta e não se falará de outra coisa, os hipócritas capitalistas pode ser que peguem nesse motivo para invadir o Congo ao menos o mundo passará a ouvir as vozes dessas vítimas.

Eliana Vilaça disse...

Olá Clara.
É arrasadora a sensação de impotência perante esta e outras realidades. Mas enquanto não sabemos o que fazer, podemos e devemos divulgar, denunciar,alertar, como fez... acabar com o silêncio e dar eco a estas realidades na esperança que algo aconteça...

João Ferreira disse...

É efectivamente impressionante o que continua a acontecer no Congo. Podemos imaginar (ou não!)o contexto soció-político de violência e miséria que levará estas pessoas a cometerem estas barbaridades...
Obrigado Clara pela divulgação e partilha

BLOG DA MICHELLE disse...

Assim como Darfur a situação do Congo é horripilante. Infelizmente se trata de algo que esta enraizado na cultura do país a seculos.

Não Podemos nos calar e de certa forma compactuarmos com essas atrocidades!

Visite meu blog tbm.
abraços