segunda-feira, dezembro 28, 2009

COMO SE GANHA A CONFIANÇA

O filósofo José Gil assina esta semana na revista Visão mais uma crónica, e como de costume interessante. Intitula-se "Confiança". Perdoar-me-ão não pôr aqui o link, mas o site da Visão é fraco e de difícil consulta. Ou seja, nunca se encontra o que se quer. É uma pena que os media tradicionais continuem a não perceber as vantagens de ter um site bem construído, mas lá irão um dia... Excepção a esta regra é o site do i. Quer se goste ou não do jornal, o site é bastante bom.
Nada disto diminui, no entanto, a importância desta última crónica de Gil, cujo tema é o da construção da confiança (individual ou colectiva). Escreve ele às tantas:
"...como se ganha a confiança de uma criança fechada sobre si ou desconfiada? Falando-lhe de tal modo que ela cesse de pensar que tem ali uma ameaça em potência, falado-lhe de uma coisa que lhe interessa, criando um terceiro termo mediador que abra a criança para o mundo e transfira a sua atenção de nós para um objecto que lhe interesse e nos interesse; eventualmente, construindo com ela esse objecto, um jogo, um brinquedo comum. Propor-lhe uma tarefa em que invista as suas forças".
Poucas vezes tenho visto uma melhor metáfora do que é o trabalho psicoterapêutico/psicanalítico.
Winnicott chmava a este objecto "transaccional", Widlocher fala de co-pensamento no trabalho terapêutico.
Mas leiam todo o artigo, que vale a pena. É urgente.

Sem comentários: