terça-feira, outubro 20, 2009

OS NÙMEROS NARCISISTAS



 (foto de www.cognition.ca)

A última vez que estudei a sério matemática foi há muitos anos. Tenho pena e de vez em quando tento relembrar algumas noções.

Hoje, ao ler o jornal i (coluna de Nicolas Wharf, uma das minhas favoritas) descobri uma coisa chamada os "números narcisistas". Tal como as pessoas, os números narcisistas decompoem-se neles próprios!
 Ora vejam:
153 é um número narcisista porque pode ser representado por 1 elevado a 3 + 5 elevado a 3 + 3 elevado a 3.
Tal como os narcisistas pessoas, estes números parecem não ter função nenhuma especial no reino da matemática!

3 comentários:

Teresa disse...

Sobre "outros" números:

"Os números primos são divisiveis por 1 e pelo próprio número.(...) São números desconfiados e solitários e, por isso, Mattia achava-os maravilhosos. (...) desconfiava que também eles gostassem de ser como os demais, apenas uns números quaisquer, mas que por algum motivo não tinham sido capazes.(...)
Numa cadeira do 1º ano Mattia estudara que entre os números primos há alguns ainda mais especiais. Os matemáticos chamam-lhes "primos gémeos": são pares de números primos que estão próximos uns dos outros, aliás, quase próximos, pois entre eles existe um número par que os impede de se tocarem realmente. Números como, por exemplo, 11, 13, 17, 19, 41 e 43. Tendo paciência para continuar a contá-los descobre-se que estes pares se vão tornando progressivamente mais isolados, perdidos naquele espaço silencioso e cadenciado feito apenas de cifras e nota-se o pressentimento angustiante de que os pares encontrados até aí foram um facto acidental, cujo verdadeiro destino é o de ficarem sozinhos.
(...)
Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gémeos, sós e perdidos, próximos mas não suficiente para se tocarem realmente."

"A solidão dos números primos" - de Paolo Giodano

Clara Pracana disse...

Que incrível, Teresa, não conhecia este texto belo e metafórico de Paolo Giodiano que, confesso a minha ignorância, julgo q tb nunca li. Mas vou já procurar na net, adoro descobrir coisas novas. Obrigada.

Clara Pracana disse...

Gostava de informar que, na sequência do amável comentário da Teresa, descobri que o Paolo Giordano é um jovem físico e autor italiano, já bastante premiado. "A Solidão dos Números Primos" está publicado na Bertrand. Apetece ler, sem dúvida.