quinta-feira, abril 23, 2009

AINDA A PROPÓSITO DO COLÓQUIO SOBRE ESQUIZOIDIA (1)

A esquizoidia caracteriza-se por uma grande dificuldade de relacionamento com os outros, por um carácter fechado e com poucos amigos, se alguns. O fecho sobre si próprio, a retirada emcional, são defesas de tipo esquizóide, que reflectem frequentemente perturbações antigas na vinculação ao outro, em especial com a figura materna.
Convém no entanto distinguir o Transtornos de Personalidade Esquizóide das defesas de tipo esquizóide, que muitos de nós usam, em maior ou menor grau. São uma forma de protecção do ego contra o que é sentido como uma ameaça vinda do exterior.
Neste aspecto, a enorme crise económica e social que vivemos parece trazer um acréscimo deste tipo de defesas. Em lugar de ficarmos mais SOLIDÁRIOS, ficamos mais SOLITÁRIOS, sós com os nossos medos e o receio de nos expormos.
Mas estes fenómenos não são nunca lineares. Pensemos por exemplo na contardição aparente no comportamento de uma pessoa de cuja rotina fazem parte muitas horas diárias passadas no computador, não só profissionalmente, porventura, mas também em jogos, messenger, redes, etc. Esta mesma pessoa é capaz de uma vez por mês mergulhar no banho de multidão, como por exemplo um mega-concerto, em que a chamada moche, na confusão de corpos, de sons e de cheiros, parece reproduzir as sensações confusas experimentadas pelo bébé nos primeiros tempos de vida.

7 comentários:

ANTONIO disse...

É de solidão que todos nós somos feitos.Esquizoidia não é apenas uma defesa nossa,mas sim um modo de descobrirmos nosso individualidade e então aprendermos a nos iluminarmos com nossa própria luz interior.

Clara Pracana disse...

Pode ser, António, pode ser. Mas naõ se esqueça que a realidade está lá fora, com o que tem de bom e de mau.
Escreva sempre.

Margarida Oliveira disse...

humm, a realidade é uma construção nossa, e antes de estar lá fora esta dentro de nós, mas sem duvida que a mãe tem um papel fundamental nessa nossa contrução, e em estabelecer para nós, comnosco, a ponte para o outro...

angela disse...

tenho de terminar. nao consigo viver assim

Ana Almeida disse...

Ângela, não desista. Escreva-me sobre o que sente, se quiser,para ana.almeida@psicronos.pt.

Antõnio disse...

Descordo em muito do que voce disse,Clara Pracana,sobre a realidade está lá fora.Pois a única realidade que existe é o pensamento,e este está em nosso interior.O pensamento surge de um centro sem ponto,que chamamos de Coração.Eu poderia lhe falar mais sobre isto,mas agora tenho que postar no meu blog.Se quiser,visite o meu blog:solidaoquetranscende.blogspot.com.Não somente voce,mas todos que lerem este comentario.
Bons pensamentos para todos;e uma ótima introversão!

Antõnio disse...

Descordo em muito do que voce disse,Clara Pracana,sobre a realidade está lá fora.Pois a única realidade que existe é o pensamento,e este está em nosso interior.O pensamento surge de um centro sem ponto,que chamamos de Coração.Eu poderia lhe falar mais sobre isto,mas agora tenho que postar no meu blog.Se quiser,visite o meu blog:solidaoquetranscende.blogspot.com.Não somente voce,mas todos que lerem este comentario.
Bons pensamentos para todos;e uma ótima introversão!