segunda-feira, janeiro 19, 2009

Quais são os sintomas da depressão?



É fundamental esclarecer o que diferencia a depressão da tristeza. Assim a tristeza consiste numa reacção normal à perda ou a um acontecimento que não corresponde às expectativas prévias. O sentimento é natural e traz benefícios se o indivíduo conseguir reflectir para daí tirar uma aprendizagem das experiências penosas. A depressão, por seu turno, é um transtorno mental ligado a um distúrbio da química cerebral, caracterizado por uma tristeza crónica e perda significativa do interesse em actividades anteriormente prazerosas. Considera-se uma doença quando a pessoa apresenta cinco ou seis dos sintomas que se seguem: 1. Uma tristeza permanente. 2. Desânimo e apatia. 3. Insónia (especialmente na segunda metade da noite) ou dormir demais (hipersónia). 4. Faltas de estímulo e de tomada de iniciativa. 5. Perda da libido e do prazer em geral. 6. Baixo desempenho no trabalho. 7. Irritabilidade. 8. Falta ou excesso de apetite. 9. Prejuízo considerável na capacidade de concentração e atenção. 10. Redução da auto-estima, com críticas depreciativas e auto-culpabilizantes. 11. Queixas constantes, especialmente de natureza hipocondríaca. 12. Visão pessimista do futuro. 13. Ideação ou tentativa suicida.
obra de Kathe Kollwitz

11 comentários:

commonsense disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
commonsense disse...

O anterior foi retirado porque estava cheio de gralhas. Aí vai já corrigido:

Interessante. Nunca tive nada disso. Que alívio. Estou contente.

Já agora: carências nutricionais ou vitamínicas e debilidade geral causadas por fome ou doença podem ter algum efeito indutor de depressão? quer dizer, pode haver indutores físicos/fisiológicos? ou apenas psíquicos e vivenciais?

Astride Almeida disse...

Pode haver situações, como as que refere, que ao afectarem a saúde do organismo humano acarretem alterações bioquímicas que por sua vez despoletem estados depressivos (variações na quantidade de certos neurotransmissores). No entanto uma vez suprimidas as carências nutricionais, vitamínicas ou a debilidade geral, esses sintomas tenderam a dissipar-se.

commonsense disse...

Eu tenho sono de cão: durmo pouco e meio acordado.
Houve uma altura em que tomava Lorenine para dormir e acordava triste. Depois passava.
Agora tomo Olcadil, que me ajuda a dormecer e não tem efeitos que eu veja.
Há drogas depressivas?

Anónimo disse...

Desde 2006, altura em que o meu pai faleceu, que a minha vida deu uma volta. Dizem os que me conhecem que mergulhei num estado depressivo que se pode tornar irreversivel. Lendo esta mensagem, fico aliviada. Afinal estou em estado de tristeza. Não me parece que seja muito bom, pois não consigo obter beneficios, nem prever melhores dias. Emagreci cerca de 15kg, estou actualmente com 48 e um IMC abaixo do normal. Divorciada, com uma filha ainda muito pequena, todos me dizem que devo procurar apoio junto de um psicologo, mas a ideia que tenho é que vai receitar-me um rol de anti-depressivos que de resto me recuso a consumir. Quando isto vai parar, não sei, e tenho consciencia que nada tenho a ver com quem fui outrora...espero!

Astride Almeida disse...

Um psicólogo não receita medicamentos, essa função diz respeito aos psiquiatras. A psicoterapia é o método usado pelo psicólogo (quando este tem formação adequada, ou seja também é psicoterapeuta) para tratar a depressão.

Astride Almeida disse...

O uso de medicamentos só se deve fazer com aconselhamento médico especializado, ou seja no que diz respeito a medicamentos para tratar distúrbios do sono ou do humor (depressões) deve ser um psiquiatra a receita-los. Há determinados medicamentos psiquiátricos que usualmente não são receitados pelos psiquiatras isoladamente pois podem potenciar determinados estados de humor (ex. tristeza, ansiedade etc) sendo que são combinados com outros com o objectivo de atenuar os eventuais efeitos supracitados; pelo que o aconselhamento dum psiquiatra é imprescindível.

Anónimo disse...

Entendi a informação e agradeço. Então e neste caso, o que me aconselharia? Psicoterapia?
Não conheço muito bem o método? Em que aspectos me poderia ajudar?
Eu conheço as razões da minha tristeza,como também sei que não a conseguirei ultrapassar. Não tenho como o fazer, se bem me entende, há coisas que não podemos simplesmente "arrancar" de dentro de nós, aquelas coisas que nos dão um "nó na garganta" que nos dificultam a respiração, impedem os alimentos de passar e que a todo o instante nos criam uma ansiedade enorme que acelera a respiração. Há alturas em que não consigo controlar os tremores, tenho quebras de açucar e de tensão, e já cheguei a desmaiar.
De que forma poderei inverter este estado?

Astride Almeida disse...

Aconselhar-lhe-ía uma psicoterapia de orientação analítica. Ainda que afirme que conhece as razões da sua tristeza há outros factores e características da sua personalidade que estarão a condicionar a forma como tem reagido, a ajuda dum profissional habilitado vai-lhe permitir entender um sem número de coisas que por si só nunca se poderá delas aperceber. O emergir desses conteúdos mentais dolorosos e desconhecidos (porque inconscientes) será seguido duma elaboração e será esse trabalho que ao permitir-lhe um maior auto-conhecimento o levará a um crescimento mental. É a elaboração da dor mental que fomenta o crescimento mental.

claudia disse...

estou passando por momentos dificeis na minha vida sinto varios sintomas fisicos e ja fui a varios medicose eles me falam que nao tenho nada o ultomo me endicou uma pscologa, mas tenho medo de que nao resolva minha depressao, pois fico preocupada, sinto mal estar todos os dias ate dificuldade para engolir saliva agora estou tendo e varias outras coisas horriveis, ja nao aquento mais.

Astride Almeida disse...

É importante Claúdia que procure a ajuda dum psicólogo, sozinha provavelmente não vai conseguir resolver todas as questões que a atormentam. Pode acontecer que na primeira consulta não sinta empatia com o psicólogo, se assim se passar deve procurar um outro profissional com o qual se sinta bem. Dê o primeiro passo, força...