sábado, outubro 18, 2008

BULLYING


Num post anterior informei-vos que iria decorrer, em Ourém, um seminário sobre Bullying.
Hoje quero contar-vos como decorreu (bem sei que já estou um pouco "fora de horas", mas questões de ordem técnica vetaram uma escrita mais atempada)
Basicamente a minha comunicação incidiu sobre o que se entende por Bullying; noções do conceito; contextualização do fenómeno; caracterização das vítimas e agressores e alguns sinais de alerta.
Este seminário contou com a presença da deputada Drª Fernanda Asseiceira, elementos da Câmara de Ourém, do Centro de Emprego de Tomar e uma plateia cheia de professores, alunos, pais/encarregados de educação e pessoal que trabalha directamente com crianças.
A APDAF - (quem organizou este seminário) recolheu informação do fenómeno Bullying junto das crianças com que trabalha tendo aparecido questões muito engraçadas e pertinentes, as quais não quis deixar passar em branco.
Por exemplo:
"O Bullying é um tema recente em Portugal"
Lamentavelmente o Bullying não é um fenómeno novo em Portugal, talvez a projecção deste conceito é que, nos últimos tempos, adquiriu grande projecção.
"O Bullying é fazer mal aos outros - é fazer nódoas negras"
As nódoas negras a que mais devemos estar atentas são as internas, pois o silêncio que corre a par e passo com o Bullying é capaz de produzir efeitos muito nefastos para a criança/adolescente, nomeadamente ao nível da sua auto-estima, capacidade de defesa...
No final do seminário alguns elementos da plateia também colocaram questões e reflexões muito importantes,
tais como:
De que forma podem ajudar os agressores;
Para auxiliá-los é necessário trabalhar a vários níveis (psicológico- dirigido às causas remotas do problema; educativo - modificar as condições que facilitam que se mantenha o Bullying; e também com os familiares)
As crianças de hoje não sabem brincar; A violência é a única forma que têm de passar o tempo.
E quanto ao BRINCAR,
imprescindível,
exigível,
obrigatório,
SAUDÁVEL
é pelo brincar que ensaiamos a vida futura, representamos as situações diárias e ganhamos
confiança para enfrentar a vida futura.
esta é uma forma de prevenção muito eficaz.
É realmente preocupante que as nossas crianças não souberem brincar
Um último aspecto que ainda quero realçar e do qual me apercebi no final do seminário, muitas pessoas ainda não possuem um conhecimento adequado do fenómeno Bullying, apesar de todos já terem ouvido uma ou mais vezes falar sobre o assunto, estão longe de perceber esta realidade, as suas consequências e os sinais de alarme...

4 comentários:

Psykhe disse...

Concordo plenamente com o facto de o Bullying ainda nao ser um fenomeno muito conhecido no que respeita à sua conceptualização. Seria, de facto, relevante que se promovessem mais conferencias e congressos a respeito desta temática para nao se continuar a niglegenciar os seres mais indefesos, as proprias crianças. Continuem com o bom trabalho

Rosa Silvestre disse...

Vou apresentar uma comunicação sobre cuidar crianças após situações de Bullying no próximo mês.
Procuro bibliografia acerca do tema.
Obrigada, bom trabalho!

Tania Paias disse...

Olá Rosa, a bibliografia que pede não me parece que seja tanto dentro da temática Bullying, mas sim dentro do que será a psicopatologia infantil uma vez que as crianças vítimas de bullying sofrem danos psicológicos grandes e é importante repará-los.
Posso sugerir-lhe autores como João dos Santos, Teresa Ferreira, Ajuriaguerra que falam das problemáticas da infância.
cumprimentos

Daniela Bt disse...

boa tarde... Sou estudante universitária no porto, e no âmbito da disciplina de intervenção psicológica em contexto de grupo foi me proposto a realização de um trabalho sobre bullying e a sua respectiva psicoterapia de grupo. Nas pesquisas elaboradas tive conhecimento da vossa clínica onde se realiza essa mesma psicoterapia. será que seria possível a sua ajuda ao nível do fornecimento de informações acerca da psicoterapia de grupo para adolescentes vítimas de bullying, como por exemplo objectivos, número de elementos, metas atingir, a forma como é realizada, etc...

obrigado