sexta-feira, agosto 03, 2007

Fear Not! Um programa interactivo para combater o "bullying"

Saiu hoje no Jornal Público a notícia de um jogo de computador que tem como objectivo ajudar a combater o bullying.

O jogo chama-se "Fear Not" e é um software que vai ajudar a criança, que se encontra em frente ao computador num ambiente 3D, a resolver situações de bullying.

De acordo com os autores, as crianças estabelecem uma relação com as personagens, no contexto de um drama virtual, porque são sintéticas, isto é, apesar de não serem reais, conseguem ser credíveis. As crianças reagem emocionalmente e, por isso, mostram que são capazes de perceber e interpretar os estados emocionais das personagens.

Parece-me interessante esta ideia pois usa um cenário violento (típico dos jogos de computador) mas a favor de uma abordagem lúdico-pedagógica e trata um problema tão importante com o bullying. O princípio parece-me muito bom, agora vamos lá ver como é que funciona na prática!

Podem ler esta notícia na íntegra no Público.pt

2 comentários:

Tania Paias disse...

Olá Eliana, quando abri o blog fiquei "surpreendida" pois ia escrever um post exactamente com o mesmo conteúdo que o teu.

Mas não soube desta notícia pelo público, mas sim através de um amigo que me enviou um link da agência lusa no passado dia 01, mas como por vezes nem sempre dispomos de tempo no imediato, resolvi hoje falar sobre isso.

deixo também o link onde podem ler o artigo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/rUkuc6IklBCW7kIFQkS33Q.html

Aqui refere que o Instituto Superior Técnico está a desenvolver um software em Português e que estará pronto em Janeiro do próximo ano, uma vez que a versão Inglesa vai começar a ser testada agora m Setembro.

Este programa é/será inteiramente gratuito para as escolas

beijos

Eliana Vilaça disse...

São boas notícias de facto, daí a nossa simultânea vontade de partilha-las!

Beijos