terça-feira, julho 31, 2007

Férias à vista - Leituras retomadas

Hoje é o culminar de um mês de trabalho e o início das tão anunciadas férias para a maior parte da população portuguesa, e muito em especial para a população psi.


Em tempo de férias, de relaxe, de dias quentes e longos, de crianças descontraídas e ávidas por ocupar os seus tempos com actividades prazerosas...

muitos pais interrogam-se de que forma poderão ocupar o tempo dos seus filhos, uma vez que facilmente se aborrecem


Para muitos a época de férias é ocupada com viagens, quer cá dentro, como lá fora, outros aproveitam para se dedicar a outro tipo de actividades que normalmente, e com o frenesin diário, vão ficando para trás, relegadas para segundo plano. Entre muitas das actividades que aqui se poderiam delinear, vou apenas dedicar-me à tão afamada leitura.


Mas será que tem tanta fama para os mais pequenos? Muito se tem falado sobre os hábitos de leitura em todas as faixas etárias, mas os olhares voltam-se sempre para os mais novos, pois o seu percurso escolar vai "depender da quantidade de livros que possam ler"!

Mas ao iniciar-mo-nos nas leituras apenas na altura da entrada para o ensino obrigatório é bom? Será que incita em nós o desejo de ler, de fantasiar, de imaginar o rosto das personagens que estão a ser descritas páginas adentro? Será que nos faz vasculhar prateleiras de bibliotecas, ou de livrarias, a descobrir um título sugestivo, uma história desconcertante?


Muito dificilmente, pois não foram incitados à leitura de forma espontânea, porque provavelmente aquele acto foi algo mecânico, um meio que produziu um fim...


A leitura tem que ser algo prazeroso e enquanto experiência pessoal é algo muito importante


Se essa leitura for iniciada muito precocemente produz uma motivação e um diálogo muito grande, e é a porta de entrada para uma aprendizagem saudável, gratificante.


Todos nós temos um ponto de partida emocional para tudo, as emocões primárias estão na base de todos os sistemas de comunicação. Quando as crianças se iniciam na leitura ainda antes da escolaridade estão largamente em vantagem em relação às crianças que se iniciam na leitura apenas na escola, onde aprendem a descodificar, a identificar palavras, ao passo que as primeiras maravilham-se com o enrendo, com as imagens, com as palavras, com os livros que elas próprias escolheram.


Como as emoções primárias estão na base de todos os sistemas de comunicação, aprendemos a falar porque alguém nos fala, decerto aprenderemos a ler porque o nosso pai ou a nossa mãe nos leu, por isso leiam com os vossos filhos pequenos, facilitem-lhes livros alegres, apelativos e que lhes façam encontrar saídas para as suas coisas


Sugiro-vos aqui um livro de que gosto particularmente e que permite que as crianças percebam que todos nós temos coisas boas e más, raiva, alegria, medo, tristeza...




O Livro de que vos falo chama-se O Pássaro da Alma

e começa assim:


No fundo, bem lá no fundo do corpo, mora a alma.


Ainda não houve quem a visse,


Mas todos sabem que ela existe.


E não só sabem que existe,


Como também sabem o que lá tem dentro...


....


BOAS LEITURAS

7 comentários:

Manuela Pinheiro disse...

Muito Muito Obrigada pelo Conselho. Vou Adquiri/lo para a minha filha mais nova q tem 13 anos e nao gosta de ler. ainda nao consegui encontrar nada que a motive para q consiga perder/se num livro em tempo valido. Anda com o mesmo muito tempo e diz sempre que anda a ler... complicado! Quem sabe este lhe revele o necessario... assim desejo. eu como mae leio agora O Pequeno Ditador de Javier Urra , que me ajuda bastante naquilo que tenho vindo a precisar bem no fundinho da minha alma... tambem aconselho desde ja, pela qualidade de vida que pode trazer para dentro do nosso lar. Desejos de Muito Boas Ferias tambem desde aqui.

Manuela Pinheiro disse...

Cumprimentos e Felicita;oes. Votos Sinceros de Um muito Feliz e Fortificante Verao.

Eliana Vilaça disse...

Olá Manuela, muitos pais se queixam do mesmo, os hábitos da leitura estão a perder-se de uma forma dramática.

O problema, parece-me, é que a leitura deve começar por ser um prazer, sobretudo quando se é adolescente, e quando vemos que os nossos adolescentes não lêem, tentamos desesperadamente força-los.

Tenho pensado como é podemos ajudar os nossos adolescentes a descobrir o prazer da leitura e deixo aqui as minhas ideias.

Penso importante aceitar que as crianças e jovens leiam os livros que gostam, mesmo que aos nossos olhos aquelas leituras pareçam inúteis (com limites).

Não podemos esperar que eles tenham os mesmos gostos literários que nós. Naturalmente, e mais tarde, os jovens acabam por ir espreitar as estantes dos pais e ler aqueles livros de que os pais tanto gostaram.
Mas irão também a outras estantes e naturalmente vão fazer as suas próprias escolhas.

Experimentar a leitura partilhada. Escolher um livro que agrade aos dois (mãe e filho, por exemplo) e acordar que esse livro só será lido em conjunto, umas vezes lê um em voz alta para o outro e vice-versa.

Resulta numa experiência de partilha muito interessante, desenvolve coisas muito giras como a capacidade de ceder, a gestão do tempo que passam juntos, a compreensão e discussão de ideias do livro, etc.
Experimentem!

Cleopatra disse...

Comprei este livro há 3 anos para o oferecer.
Já o ofereci 3 vezes.
Tenho um exemplar.
Falei dele a um amigo há 3 dias...
E ele falou-me de um móvel que transporta com ele há muitos anos... um móvel com muitas gavetas.............

Manuela Pinheiro disse...

Muito Obrigada Ellana. Muito Obrigada . Assim Farei Amiga. Desde Logo Sempre ao seu inteiro dispor. Espero conseguir resolver este grave problema antes que seja tarde. Agora estou a ler O Pequeno Ditador. Depois
e ainda durante as ferias farei a experiencia que me propoe. Que Deus a Ajude e Aben;oe Sempre Ellana sao os meus mais sinceros desejos. Thanks. Ate Sempre. Ate Breve. Boas Ferias. ]E verdade coloquei um post no meu Blog Espelho Secreto dedicado a minha filha onde lhe aconselho o livro. Espero ter feito bem... senao, como ela ainda nao viu.... posso retira/lo... diga/me por favor de sua justi;a, e espero nao leve a mal , ter pegado nas suas palavras para exemplicar. So Sorry. Muito Obrigada Mais uma vez. Boas Ferias. Tudo de Bom. Manuela

Tania Paias disse...

Olá a todos.
De facto, e como referiu a Eliana muitos pais queixam-se do défice de leitura que os seus filhos apresentam.
Realmente na adolescência, por vezes, as coisas complicam-se um pouco e quando não existe uma identificação com a sua própria existência, algo que se ligue directamente às suas experiências, parece que o desligar é ainda maior.
Mas como uma vez referiu uma amiga minha, quando falávamos sobre hábitos de leitura e a sua experiência enquanto professora de português de adolescentes, esta referiu que essa não identificação é uma falsa questão, uma vez que nas obras de leitura obrigatória, como os Maias, Memorial do Convento... também se ensaiam tramas de amores, de relacionamentos, de paixões, de sentimentos ambivalentes, and so one.
Talvez o mais preocupante aqui seja a perca da cultura, da historia e a não identificação com o tempo, mas realmente a questão de base está lá.

Parece-me que as sugestões tecidas pela Eliana são de grande utilidade, e mais que tudo, permitem um acesso directo aos filhos, através da leitura existe uma maior aproximação, uma partilha de gostos, sem as partes forçarem a sua vontade.
Para esta faixa etária(13 e adiante) existem alguns livros que falam sobre os sentimentos, as alterações hormonais, explicam um pouco o que se passam com as adolescentes desta idade. O título é, se a memória não me falha "Agora já Sou Adolescente".

Escolhi o Pássaro da Alma porque é um livro de que gosto particularmente e também já o tenho há uns anitos, mas com muita frequencia recorro a ele, quer para ofertar, quer para citar, e quando algo à volta parece necessitar de um esclarecimento para os mais pequenos, lá vem o Pássaro da Alma e também alguns mais, tal como o amigo da cleópatra, quando os livros nos tocam acabamos por transportá-los e necessitamos já de um móvel...

Também desta autora existe um mais recente que se chama Vem e Abraça-me

O famoso Principezinho que tão bem ensaia as relações, o gostar e por vezes o que nos custa a separação de alguém de quem gostamos, o medo da entrega...

Quase em retirada para férias, um verão igualmente fortificante para si Manuela e para todos os outros comentadores.
Cumprimentos

Teresa disse...

O Pássaro da Alma é de facto um livro muito bonito!

Foi-nos oferecido à dois anos por uma amiga, no intuito de ser mais uma ajuda para esclarecer os meus filhos, numa fase muito dificil da nossa vida.

Na altura li-lhes a história, mas ainda eram muito pequeninos para, interiorizarem algumas ideias.

Agora, com este post lembrei-me que o tenho, e que pode ser uma boa altura para o voltarmos a lêr, em conjunto.