sábado, maio 05, 2007

XX Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise


Vai realizar-se, nos dias 11 e 12 de Maio de 2007, o XX Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, subordinado ao tema: “Psicanálise e Mudança” , que terá lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

A Comissão Organizadora deste Colóquio pretende privilegiar, como objecto de reflexão, a evidência dos movimentos de mudança nas diferentes dimensões do conhecimento e da cultura na era actual, movimentos que a psicanálise não pode deixar de acompanhar.

Tentámos, assim, elaborar um Programa que favoreça um diálogo psicanalítico com algumas das áreas científicas e culturais que nos pareceram mais paradigmáticas dessa mudança. Escolhemos a Física , a Biologia da Reprodução , as Neurociências , a Sociologia e as Artes, na expectativa de se propiciar uma reflexão estimulante, conjunta e interdisciplinar, sobre os processos de mudança/transformações operadas nessas áreas e na psicanálise.

Para além de podermos contar com um elevado número dos nossos mais prestigiados psicanalistas, convidámos como oradores alguns investigadores, cientistas e artistas de reconhecido mérito, que passamos a apresentar:

Prof. Doutor Carlos Fiolhais, professor catedrático de Física, Universidade de Coimbra .
Prof. Doutor Mário de Sousa , médico investigador da Reprodução Medicamente Assistida, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto.
Prof. Doutor José Luís Garcia, Sociologia da Tecnologia, Instituto de Ciências Sociais, U. de Lisboa.
Prof. Doutor Manuel Villaverde Cabral, Sociólogo, Instituto de Ciências Sociais, U. De Lisboa.
Prof.ª Doutora Ana Nunes de Almeida, Socióloga, Instituto de Ciências Sociais, Pró-Reitora da Universidade de Lisboa.
Dra. Maria Saldanha Pinto Ribeiro, Psicóloga, Técnica de Mediação Familiar, Ministério da Justiça.
Leonel Moura, Artista Plástico.
Filipa Francisco, Coreógrafa e performer.
Teresa Villaverde, Cineasta, Realizadora de Cinema.

Contamos com a sua presença e participação activa, para que o nosso Colóquio possa ser um encontro científico, cultural e afectivo.

Veja o Programa.

Afectuosos cumprimentos,

Pel'a Comissão Organizadora

Sem comentários: