quinta-feira, março 15, 2007

A Depressão Pós-Parto



A depressão pós parto não é geralmente um acontecimento súbito, é um processo lento que pode ocorrer alguns dias após o parto ou aparecer gradualmente, às vezes até um ano depois. Muitas vezes a DPP não é diagnosticada ou se o é, não é feito um pedido de ajuda (geralmente é necessário recorrer a acompanhamento psicológico ou tratamento farmacológico ou até ambos).
Os sintomas observados podem ser: tristeza a maior parte do dia, pânico, sentimentos de desespero, dificuldades de concentração ou memória, sentimentos de desvalorização e culpa, medo excessivo de magoar o bebé, pensamentos acerca de se magoar ou de se suicidar, sentimento de que se está a enlouquecer, variação de humor, gritos e choro, perturbações de sono ( insónia ou hipersónia), alterações significativas de peso, aumento ou diminuição significativos de apetite, fadiga, pensamentos mórbidos, agitação ou apatia, incapacidade de criar ligações afectivas com o bebé, perda de interesse sexual, anedonia, dores e/ou tensão na cabeça.
Uma mulher que sofra de depressão pós parto apresentará vários dos sintomas acima descritos de uma maneira mais ou menos severa deixando esta envergonhada, com sentimentos de culpa e consequentemente isolada (pode haver alternância entre bons e maus dias ).
Os factores de risco são: depressão pós parto ou um significativo “baby blues” numa anterior gravidez, mulheres com história pessoal ou familiar de depressão, mulheres com problemas matrimoniais crónicos (ex: violência doméstica, separação, divórcio entre outros), dificuldades financeiras, problemas com filhos ligeiramente mais velhos (ex: ciúme), preocupações ou problemas de saúde relacionados com o novo bebé, falta de apoio social, acontecimentos de vida negativos durante a gravidez e/ou parto, história pessoal de sindroma pré-mestrual, ansiedade ou depressão durante a gravidez, gravidez não planeada e/ou filho não desejado, complicações do foro obstetra, história de trauma infantil ou abuso, acontecimentos de vida importantes (ex: perda de emprego), infertilidade anterior.
Entre possíveis causas destacam-se: hipóteses biológicas (alteração das concentrações hormonais: o corpo começa a produzir altos níveis de prolactina, hormona relacionada com a amamentação, permanecendo estes níveis altos durante cerca de dois meses após o parto quer a mãe amamente ou não; sendo que esta hormona interfere com a produção de estrógeneo e progesterona, mantendo baixa a já esgotada provisão destas), hipóteses relacionadas que se referem às relações do indivíduo com a família quer no passado ( ex: ausência do pai durante a primeira infância por perda ou separação) , quer no presente (dificuldades recentes no relacionamento com a mãe, conflito/insatisfação matrimonial); outros acontecimentos de vida ( ex: a morte de um parente durante a gravidez mas não depois do parto ); hipóteses psicológicas ( ex: predisposição prévia para perturbação depressiva; dificuldades experienciadas durante a gravidez como sejam a ansiedade, dúvidas em prosseguir a gravidez entre outras). Recentemente a importância do bebé tem sido posta em evidência, tendo surgido um modelo explicativo inovador que assenta nas dificuldades temperamentais do bebé como factor de stress, nas complicações de saúde relativas ao bebé e na percepção que a mãe tem do comportamento deste, sendo que o suporte social pode funcionar como um recurso protector para as mães, bem como as relações interpessoais desta. A importância dos factores sócio-económicos é ambígua.
A Perspectiva psicanalítica sugere que após o parto a mulher tem de realizar o luto de uma série de experiências presentes nomeadamente o luto do filho imaginário, ideal ( expectativas) e experiências passadas, nomeadamente o luto de anteriores experiências de separação ( a mãe identifica-se com o bebé revivendo através dele a relação com a mãe ).
A DPP é um sinal de que a mãe não está a realizar convenientemente o trabalho psicológico do pós parto que consiste em aceitar que o seu filho não é tão magnífico como imaginou, tarefa que pode ser dificultada quando as expectativas da mãe são quebradas ( ex: sexo, temperamento do bebé, aparência física).
Quanto às consequências da DPP no desenvolvimento infantil, várias questões se podem colocar. Será que o estado depressivo pós parto afecta a qualidade do laço afectivo do bebé com a sua mãe ? O comportamento da mãe é considerado uma importante fonte de estimulação para a criança, sendo que a qualidade proporcionada está associada à qualidade do desenvolvimento da criança, no entanto os resultados dos estudos existentes sobre a influência adversa da DPP na elaboração de uma ligação segura à mãe por parte da criança são controversos.
A perturbação psiquiátrica dos pais é um factor de risco que tem sido associado à vulnerabilidade da criança para a doença mental (comprometimento para o desenvolvimento da criança nos domínios cognitivo e desenvolvimento da personalidade – génese de perturbações comportamentais e de atrasos cognitivos ). No entanto recentemente sublinhou-se que efeitos como estes são mediados por um conjunto de variáveis tais como a coexistência de relações familiares perturbadas. É importante avaliar o funcionamento do pai, relação entre os cônjuges, contexto familiar, peso do bebé à nascença entre outros.
As reacções que os bebés tendem a ter perante a DPP da mãe são a de inventar tipos de comportamentos: o bebé pode desistir de tentar atrair a atenção da mãe e recolher-se em si próprio; o bebé pode tentar ficar próximo da mãe deprimida, imitando-a .Há uma posterior identificação com o estado de espírito desta, tendo como consequência a depressão do próprio bebé; o bebé pode tentar alegrar a mãe, havendo a possibilidade de este se tornar hiperactivo, resultando por vezes numa “perturbação de défice de atenção”. Esta investigação foi altamente controversa. Muitos especialistas crêem que, excepto em casos de depressão grave, as crianças não são necessariamente afectadas por uma breve depressão da mãe.
Os tratamentos variam consoante o tipo de sintomas e respectiva severidade. A DPP pode ser tratada com recurso a medicação, psicoterapia ou uma combinação de ambas.
A medicação apresenta algumas vantagens, como actuar mais rápido e apresentar custos inferiores; no entanto a psicoterapia não deixa de ter um papel muito importante e complementar da primeira; sendo mesmo imprescindível em casos de depressão severa, de problemas psicológicos crónicos, de resposta pouca satisfatória a tratamento farmacológico, ou em casos de perturbações da personalidade. A medicação apresenta inconvenientes no caso de a mãe estar a amamentar ( a maior parte dos medicamentos apresentam concentração no leite materno), no entanto pode-se pôr a hipótese de a mãe deixar de amamentar o bebé caso a depressão seja muito severa, sendo mais uma vez a intervenção de profissionais de saúde absolutamente necessária. Apresentam benefícios inegáveis a prática de exercício regular ( ex: caminhar); aliada a uma alimentação cuidada e um sono regular e repousante. Um bom ambiente familiar e apoio por parte da família têm igualmente uma importância fundamental no sucesso do tratamento da DPP.
O internamento hospital raramente é necessário no caso da DPP mas em casos graves de depressão ( particularmente na psicose pós parto) pode ser essencial. O Psiquiatra Ian Brockington montou uma unidade para mães e bebé, em Birmingham pois considera que o internamento sem o bebé é pior do que inútil (destrói a autoconfiança, a independência e a relação mãe – bebé).
Infelizmente, muitas mães sofrem da DPP sem terem conhecimento de que esta é uma perturbação tratável, com as inerentes consequências devastadoras para a mãe, para o bebé, para a relação mãe-bebé, para o ambiente familiar e amigos. É imprescindível para que o tratamento seja eficaz, que a DPP seja detectada precocemente e sejam feitas as intervenções necessárias, tanto farmacológicas como a nível de psicoterapia.
Há uma necessidade urgente de divulgar informação e diminuir o estigma social que a perturbação acarreta, pois só assim será possível diagnosticar um maior número de casos que permanecem ignorados e permitir uma erradicação pelo menos parcial da perturbação.
Photo by Anne Geddes

6 comentários:

Jorge disse...

Um bom post. Muito completo.

Astride Almeida disse...

Obrigada, Jorge.
Astride Almeida

spring disse...

olá!
obrigado pela visita e comentário ao nosso blogue de cinema.
"Salpicos" já foi incluído nos nossos favoritos.
cumprimentos cinéfilos
paula e rui lima

Ana disse...

Infelizmente compreendo o que foi descrito... o meu filho tem 25 meses e eu continuo deprimida... não suporto o meu corpo, mete-me asco tocar-lhe ate no banho... se o meu marido me toca apetece-me... fugir
Ja não sei como lidar com isto... e o casamento está nas ultimas.
A relação com o bebe é boa, ele é muito alegre e brincalhão e adora dar miminhos...

Unknown disse...

Muito bem Astride. Está muito bom o post! E muito interessante sem ser maçador.
Beijinhos, Rute

Unknown disse...

Muito bom o blog, eu não conhecia e já esta add no meu favoritos. Meu artigo de final de curso será sobre esse assunto.