quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Ser Português

Como sabem, o European Social Survey é um órgão que procede a inquéritos sociais junto dos cidadãos da Europa. Saíram agora os resultados do segundo inquérito. 38,9% dos portugueses dizem “não ter nenhum interesse pela política”, contra uma média europeia de 17,9%.
Há tempos falámos aqui no blog sobre o que era isto de ser português. Pelo visto, é também este desinvestimento naquilo que devia a todos nós dizer respeito. A palavra política tem a ver com a polis, a cidade grega, onde pela primeira vez os homens experimentaram a democracia. Muito diferente da nossa, é bem verdade (era directa, as mulheres, os escravos e os estrangeiros não votavam, etc). Mas implicava uma noção de bem comum que parece que desapareceu praticamente do nosso paradigma cultural.
Não precisávamos do resultado do relatório para sabermos que, em Portugal, as pessoas se estão nas tintas para a política, como se fosse uma coisa que não lhes dissesse respeito. Às vezes até se lhe referem com desprezo como “a porca” e outros mimos (como já referia o Rafael Bordalo Pinheiro) que são bem significativos da pouca importância que damos a tudo o que diga respeito à vida pública e às questões de cidadania.
De onde vem esta apatia, esta aversão? Curta experiência democrática? Séculos de governos centralizados? Forte influência do Catolicismo?
Fraca autonomia dos indivíduos perante o Estado? Fraca autonomia em geral?

2 comentários:

Rosa Silvestre disse...

Talvez pelos "excelentes" representantes políticos que temos!

Clara Pracana disse...

Não sei, Rosa, não sei... Quem são "eles"? E porque é que são tão maus? São escolhidos POR NÓS porquê? E por que é que, por exemplo, você e eu não somos um deles? Eles não caem do céu aos trambolhões, que eu siba. Qual é a nossa responsabilidade como cidadãos? Como é que exercemos a cidadania? Era aí que eu queria chegar.