quarta-feira, janeiro 17, 2007

Sonho - essa ferramenta

"Por que deixar uma ferramenta como os sonhos enferrujada?
Por que deixar a caixa fechada, quando é um presente que nos foi dado?
Um presente com poderes que podem alterar nossas vidas."

Richard Bach

Desde a Antiguidade vemos o interesse pelos sonhos, na Sociedade Egípcia, na Grécia Antiga, de Platão, a Aristóteles até Artemidoro que colocou um carácter interpretativo e relacional nos sonhos, remetendo para uma concepção algo inovadora, apesar de os relacionar muito com o mítico e o profano.
Mas é com o pai da Psicanálise que os sonhos ganham uma relavância extrema. Freud, em seu livro, A Interpretação dos Sonhos esquematiza os sonhos por temas, relaciona-os com a vigília e o conteúdo do sonho, e atribui-lhes a possibilidade dum método científico.
A teoria dos sonhos, como Freud a postulou foi sofrendo alterações, quer pelo próprio, quer por diversos autores, mas o seu contributo foi tão valiosos que é sempre tomado como ponto de partida.
Todo o sonho tem o seu conteúdo, manifesto e latente (aquilo que é relatado, e o seu significado oculto) os mecanismos de trabalho do sonho (deslocamento, condensação...) e mecanismos de defesa.
Os sonhos relacionam-se com a vida do sonhador enredando situações com fortes cargas emocionais, e quando analisados, quando compreendidos, podem enriquecer muito a vida do sonhador, pois oferecem-nos a possibilidade de conhecer as problemáticas actuais de cada indivíduo.
Como nos diz Coimbra de Matos, o sonho assume capacidade diagnóstica e prognóstica, sendo que, por vezes, um sinal de melhoria aparece num sonho, em indivíduos em terapia.

De facto as caminhadas oníricas são sombrias, obscurecidas por diversos elementos, mas, quando rumo à luz, à claridade, põem em acção saberes, recalques de uma vida outrora esquecida, ou tentada a esquecer, aquecendo a nossa alma, fazendo-nos viver e reviver.

2 comentários:

Anónimo disse...

acho este tema dos sonhos muito interessante até porque, como já disse, me preocupa o facto de nunca sonhar com coisas boas. vai daí que tenha uma sugestão: podiam fazer um post a desmistificar essa análise de sonhos feita por astrólogos, em que é tudo muito linear e sem base científica (julgo eu), versus a análise que se faz em psicologia...

Anónimo disse...

Quem Somos Nós?
http://www.youtube.com/watch?v=o7TZLnL7HLA

Voce pode curar a sua vida:
http://www.youtube.com/watch?v=fIsKM1LDK0s

Obrigado!! :D

;)