sexta-feira, agosto 04, 2006

Teoria estrutural

“Modelo III – Teoria estrutural: id, ego e superego

Na medida em que se aprofundava na dinâmica psíquica, Freud tropeçava com o campo restrito da teoria topográfica, que ele percebeu que era por demais estática, ampliando-a com a concepção de que a mente comportava-se como uma estrutura, em que diversos elementos interagiam entre si, de uma forma bastante dinâmica. Dessa forma, ele concebeu uma estrutura tríplice, composta pelo “Id” (com as respectivas pulsões), pelo “Ego” (com o seu conjunto de funções e representações) e pelo “Superego” (com as ameaças, castigos, etc.). O paradigma técnico da psicanálise foi então formulado como: “onde houver Id (e Superego), o Ego deve estar”.”

In Zimerman, D. (2005) Psicanálise em perguntas e respostas – verdades, mitos e tabus. pp. 130. Porto Alegre: Artmed


Tanto a teoria estrutural como a teoria topográfica mantêm-se perfeitamente actuais. São poucas as teorias psicanalíticas posteriores que dispensam qualquer uma destas teorias.

Estas duas teorias cruzam-se. A teoria topográfica enriquece a teoria estrutural. O Id é uma estrutura que opera fundamentalmente ao nível inconsciente, enquanto que o Ego e o Superego operam quer a nível inconsciente quer pré-consciente ou consciente.

A teoria estrutural foi amplamente aprofundada pela escola da Psicologia do Ego. Esta corrente da Psicanálise centra-se sobretudo sobre os conflitos que se geram entre as diferentes instâncias e a terapêutica passa pelo reforço das competências do ego, para que este possa lidar com maior eficácia com as exigências pulsionais (que advêm do ID) e morais (que advêm do Superego).

Na escola de Melanie Klein (Relações de objecto intrapsíquicas) a teoria estrutural perdeu alguma da sua importância, dado que Klein postula que exige um ego desde o nascimento e que o superego se desenvolve muito precocemente de acordo com uma lógica taliónica, cruel e rígida.

A teoria estrutural sofreu várias modificações desde a sua primeira concepção. Muitos psicanalistas fizeram contributos extremamente importantes a esta teoria. Não me é possível comentar esses desenvolvimentos num pequeno post. Fica para outra altura.

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito e te admiro pela competência de dá informações precisas e de extrema importância para aluno de psicanálise que é meu caso e posso dizer que aprendi muito em pouco tempo lendo suas sábias colocações. Obrigado, Deus te abençõa sempre.

Unknown disse...

Gostei muito e te admiro pela competência de dá informações precisas e de extrema importância para aluno de psicanálise que é meu caso e posso dizer que aprendi muito em pouco tempo lendo suas sábias colocações. Obrigado, Deus te abençõa sempre.

Renan disse...

Tava pesquisando e esse foi a melhor explicação, muito bom, os detalhes que se destacam geram uma informação mais precisa e esclarecedora

Anónimo disse...

Muito bom o texto, e não deixando de ser importante a referência para que assim os leitores se aprofundem mais na leitura.